Treino personalizado

Corrida

BTT

Natação

Bike Fit

Porquê ajustar a bicicleta à suas características?

Segundo Andy Pruit, o ajuste da posição na bicicleta é como um casamento, onde a incompatibilidade leva a um divorcio. - Pruitt, Andrew L, Ed.D. Complete Medical Guide for Cyclists. VeloPress. Boulder, Colorado 2006. - 

A importancia de melhorar a posição na bicicleta é de extrema necessidade, sendo um desporto que o homem não está em contacto com o solo e manipula uma maquina, o seu corpo precisa de um grau de conforto para apreciar a sua prática.

Um ERRO comum é o ajustar ou copiar a posição do nosso idolo, citando novamente Andy Pruitt, uma das regras que enumera é ajustar a bicicleta ao seu corpo e não o contrario. Este erro é efectuado por muitos ciclistas/entusiastas que modificam a sua bicicleta centenas de vezes e se colocam perante a televisão a ver ciclistas profissionais passando a imagem para os próprios. O que pode levar este erro? - Pode levar a lesões, desconforto e abandono da prática do ciclismo.

Varios métodos foram aparecendo ao longo da evolução do ciclismo, sendo o metodo de "Lemond" o mais usual, onde aplicando varias formulas matemáticas ás medidas corporais o resultado é os ajustes a aplicar na sua bicicleta. Este método, como qualquer outro tem as suas falhas. Ora vejamos, a formula matemática não tem em conta a proporcionalidade dos segmentos corporais o que pode levar a erros nas medidas.

O método por nos praticado é um conjunto de vários, que conjuga o anterior com o estudo antropométrico, níveis de flexibilidade do atleta/entusiasta, estudo biomecânico com recurso a filmagem e determinação dos principais ângulos e posterior analise em programa informático, sensações na bicicleta e por fim ajuste das travessas/cleats para uma pedalada mais ajustada.

   

Contacto

NCTSTraining, de Nelson José Carvalho

geral@nctstraining.com

+351 (96) 5458224
+351 (245) 997229

Morada: Rua Passo da Metade nº 5
7430-153 Crato - Portalegre